Powered By Blogger

domingo, 25 de setembro de 2011

Geografia

Região Sudeste - Resumo e Questões
O SUDESTE

A região Sudeste do Brasil é formada pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Apresenta terras altas e originalmente era recoberta pela mata Atlântica, já muito devastada em virtude do processo histórico de ocupação. Porém, o principal elemento que distingue a região Sudeste das demais regiões do Brasil é o aspecto econômico.
A região foi o centro do desenvolvimento industrial do país, apresentando uma grande expansão econômica desde o período cafeeiro. Em virtude da industrialização e da intensa urbanização resultante principalmente do crescimento de grandes cidades, o Sudeste transformou-se em um centro nacional não apenas econômico, mas também político e cultural, comandando a organização do espaço brasileiro.
Várias são as evidências que comprovam o papel de destaque do Sudeste no território nacional:
• É a região mais populosa do Brasil. Apesar de representar pouco mais de 10% do território nacional, concentra quase 43% da população brasileira. Ao longo da História, a região tem exercido um importante papel de atração populacional.
• Tem uma participação de aproximadamente 60% no total da riqueza do país (PIB).
• Apresenta um aproveitamento intensivo do espaço: extensas e modernas áreas voltadas para a agropecuária e um concentrado e modernizado parque industrial. Além disso, possui o mais importante setor terciário do país (comércio e serviços, como saúde, educação, bancos, etc.), que representa a maior parcela de produção de riqueza em toda a região (cerca de 55%).
• Das 23 regiões metropolitanas que existem no Brasil, seis estão no Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Baixada Santista e Vitória, sendo as duas primeiras metrópoles nacionais.
• A região conta com uma densa malha rodoviária, isto é, com grande número de rodovias; aí também se situam os dois maiores portos nacionais (Santos e Rio de Janeiro); a atividade portuária é completada pelos portos de São Sebastião (litoral norte do estado de São Paulo) e Vitória.
• No aspecto natural, destaca-se o clima tropical, com forte influência de massas de ar oceânicas ao longo do litoral. Entre as formas de relevo, a maior unidade é representada pelos Planaltos e Serras de Leste-Sudeste. Porém, há também a ocorrência de formas em depressão e em planície. (Extraído de: Igor Moreira. Construindo o espaço brasileiro - vol.2. São Paulo,
Ática, 1998.)


Questões sobre o texto

1 - Leia o texto com atenção.


2 - Consultando o texto, responda em seu caderno as seguintes questões.

1 – Que estados brasileiros formam a região Sudeste?

2 – Por que a Mata Atlântica, que encobre as terras altas da região, encontra-se devastada?

3 – Que elemento distingue o Sudeste brasileiro das demais regiões?

4 – Como teve início o desenvolvimento dessa região?

5 – Quais as principais conseqüências da intensa industrialização e urbanização do Sudeste brasileiro?

6 – Como é a população dessa região?

7 – Qual a participação aproximada do Sudeste na riqueza do Brasil?

8 – Descreva as características principais da economia da região.

9 – Quais são as regiões metropolitanas do Brasil que estão localizadas no Sudeste?

10 – Descreva a situação dos transportes da região.

11 – Como é o clima do Sudeste brasileiro?

12 – Que formas de relevo aparecem nessa região?